terça-feira, 22 de maio de 2012

Um Viva ao comodismo Brasileiro!



  Essa charge já disse em poucas palavras quase tudo que eu tenho pra falar hoje, mas como nem só de imagem vive um blog, eu vim dar minhas alfinetadas sobre o assunto escrevendo meus pontos de vista.
 Dizem que o Brasil é um país rico, um país de terras férteis, o terceiro novo primeiro mundo prometido, que o brasileiro é um povo hospitaleiro, um povo festeiro, um povo feliz! 
 Os próprios brasileiros criaram estereótipos  para cada região do país, tem até, vejam só, rixa entre os estados. Chega ao cúmulo de brasileiros do estado do Rio Grande do Sul se intitularem skinheads e chegarem ao extremo de cometerem crimes contra a vida de brasileiros do estado do nordeste. Tem apelidos antigos e piadas infames já prontos pra esse tipo de agressão: o cearense tem a cabeça chata, o baiano é preguiçoso, o paraibano é grosseiro. Mas não é só no nordeste que esses apelidos existem, quem nunca ouvia falar que todo gaúcho é viado, que todo paulista é burro e ignorante, que todo carioca é drogado e que todo brasiliense é ladrão? Claro que existem muitos outros "gracejos" por aí, mas confesso que alguns eu desconheço ou nem faço questão de escutar.
 Não posso negar que admito que acho o povo brasileiro em suma, retrógrado e ignorante, cômodo e desinteressado. Porque que com a chamada "inclusão digital" as pessoas não estão mais inteligentes, não estão suprindo as necessidades que uma empresa com um bom plano de carreira tem como exigência para contratar um funcionário? E porque que o chamado "desenvolvimento industrial" do Brasil com a descobertas das camadas de pré-sal não está gerando uma renda per capita digna de desenvolver as classes sociais mais baixas, já que segundo os jornais e televisão o Brasil está até 'emprestando' dinheiro?
 Eu quero entender porque um criminoso recebe R$800,00 reais por cada filho que tiver,garantindo assim o salário do advogado pra colocá-lo novamente nas ruas pra roubar os R$622,00 reais de salário de um trabalhador que sustenta a família? Como o senador Cyro Miranda teve o disparate de dizer que tem pena dos colegas parlamentares que vive com um salário de R$19.000,00 (19 mil)? Deus! O povo brasileiro já garante passagem aérea de primeira classe (enquanto o trabalhador se chegar, coitado, a viajar de avião será na classe econômica),garante o plano de saúde no Hospital Sírio Libanês(Lembra do Lula? Pois é, enquanto ele estava no Sírio fazendo a químio pra tratar de seu câncer as pessoas nos hospitais públicos queixavam-se da ausência de remédios e aparelhos para tratar seus câncer),tem também plano odontológico viu? A melhor parte é que essa regalia toda meu amigo que sai do seu suado bolso, é para os aposentados viu? Deixo bem claro que são para os políticos aposentados e não para os pobres coitados dos seus avós. Os que estão ainda em mandato coitadinhos, como disse o senador Cyro Miranda, recebem seus míseros R$ 19 mil.
 A falta de respeito ao povo brasileiro não para por aí.Como se não bastasse o costume aprendido desde cedo a desmerecer o irmão de outro estado(quanta maluquice),existe um verdadeiro descaso,um abandono a classe do trabalhador assalariado no Brasil (que diga-se de passagem é a maioria predominante), o cidadão chega ao absurdo de pagar para ir trabalhar.Quando é época de chuva, as ruas se transformam num verdadeiro inferno, piora porque além de pegar aquele ônibus lotado você ainda corre o risco de ser "esquecido" pelo motorista. È um cúmulo mas eu tenho que relatar aqui algumas de minhas experiências pessoais. Certa vez eu fui ao shopping com a minha irmã e como meu marido trabalhava lá, ficamos para esperar ele sair e virmos embora juntos, ele saiu no horário de costume, uma hora após o fechamento do shopping ou seja, ás 23 horas. Fomos para o ponto de ônibus mais longe,porque naquele dia da semana (domingo),meu marido havia me dito que não adiantava esperar no ponto que fica em frente ao shopping porque os motoristas costumavam "queimar" a última viagem. Fomos andando embaixo do maior dilúvio para o ponto de ônibus mais longe, ficamos lá por (acreditem) uma hora e quarenta e cinco minutos! Mas não pensem vocês que após esse tempo o ônibus passou não, quem dera! Nós tivemos que voltar novamente para o ponto em frente ao shopping e esperar qualquer um que viesse, passamos por um grupo de viciados em drogas(na gíria pra quem não conhece 'sacizeiros') do local, e ficamos no ponto por mais 35 minutos até aparecer um micro ônibus que deixava a gente a mais ou menos 1 km de casa. Pois é, você trabalha doze horas por dia lidando com as piores raças de clientes filhos da puta, enfrenta o frio, o trânsito, os marginais, ainda por cima na hora da tão esperada volta pra casa ainda fica sujeito as mais variadas sortes, exposto na rua porque o motorista do ônibus não está "a fim" de trabalhar e simplesmente resolve encurtar a viagem.
 Isso é um desrespeito a vida! Se a empresa do shopping não quer disponibilizar transporte para levar os funcionários em casa porque não libera uma hora mais cedo? Encerrar as atividades do shopping em dia de domingo e feriados seria crucial para manter a segurança de seus trabalhadores, se o shopping fechasse as 21 horas e liberasse os funcionários ás 22 horas, não precisaria levá-los em casa, e isso seria o diferencial entre perder a vida ou não para um marginal nas ruas. 
 Tem tanta gente bem disposta a trabalhar por aí, tantos pais de família desempregados que dariam tudo por uma vaga de motorista e cobrador, porque as empresas não disponibilizam vagas para ensinar essas pessoas? Porque o governador do estado não financia a auto-escola de futuros motoristas de ônibus, seja de graça ou na pior hipótese, para ele pagar futuramente como se faz nos financiamentos de faculdades?     Será que essa profissão é tão desnecessária? Acho que ônibus deveria ser 24 horas por dia, as empresas iriam ganhar muito com todo esse desenvolvimento e o trabalhador mais ainda! Toda vez que eu ouço falar em aumento da passagem do transporte público eu fico refletindo nessas questões. O serviço é tão precário. Entre motoristas que passam direto do ponto, ônibus em péssimos estados e lotados, e ainda motoristas que queimam a última viagem e deixam o cliente na mão...Tudo isso só acontece porque não existe outra alternativa, as pessoas precisam de qualquer jeito passar por esse tormento diário para sobreviver.
 Quando tem passeata nas ruas originada pelos trabalhadores eu apoio. As pessoas tem que entender que precisam lutar pelo direito de viver e não de sobreviver. A maioria das pessoas,geralmente as que tem carro porque gente que tem carro é o povo mais insatisfeito e apressado do mundo!,reclama, é contra, claro,eles não precisam e não beneficiados com aquela passeata. Quando tem passeata desnecessária de Zombie Walk, ou passeata do orgulho gay ninguém reclama.  È importante frizar que eu não tenho nada contra os gays,mas acho que a passeata pelo orgulho gay poderia ter mais protesto ao invés de baixaria pros olhos de crianças e de quem não quer ver.
 Eu até posso ficar aqui relatando todas as experiências que vivi ou vi outras pessoas vivendo, mas eu tenho certeza que elas são desnecessárias e que você também com certeza sabe de algumas que já viveu ou que já soube que alguém viveu, e por isso sabe que eu não estou exagerando, sendo dramática ou inventando essas histórias.
 Pra terminar quero lembrar que a culpa de estarmos nessa situação não é única e exclusivamente do governo, ela é primeiramente nossa, que deixamos essas coisas acontecerem com tanta frequência em nossas vidas que já acostumamos com tais situações. Somos fracos,mas somos muitos e juntos dá pra fazer essa carroça chamada Brasil andar, não adianta por a culpa em Dilma, nem em Lula,nem em Fernando Henrique, nem nos anteriores, lembre-se que sozinhos eles não mandam em nada, que precisam de aprovação das leis para vigorá-las, e que se as leis não são reclamadas ou desaprovadas pelo povo elas serão aprovadas por quem está lá,se interessa e vai tirar vantagem do que está sendo feito.O povo tem obrigação de se interessar e participar da política de seu país. Voto revolucionário ou rebelde não é pichar a urna é votar NULO. Pesquisem, leiam e leiam porque pra entender política não precisa fazer faculdade, basta ouvir!

                                                                                             Cherry Brasileira          

Um comentário:

  1. ...
    Ó Pátria amada,
    Idolatrada,
    Salve! Salve!
    Brasil, um sonho intenso, um raio vívido
    De amor e de esperança à terra desce...
    Terra adorada,
    Entre outras mil,
    És tu, Brasil,
    Ó Pátria amada!
    Dos filhos deste solo és mãe gentil,
    Pátria amada,
    Brasil!
    ...Brasil, de amor eterno seja símbolo...
    E diga o verde-louro dessa flâmula
    - "Paz no futuro e glória no passado."...
    (Quando eu era criança, ainda na escola os professores cantavam essa musica - na minha visão de criança era apenas uma musica, Bem, a visão de criança mudou mas a ideia de que é apenas uma musica continuou- Eu sempre achava que tinha algo que não estava sendo real..algum tipo de mentira...Sei lá...nunca gostei de cantar este hino, quero dizer ..esta música.Mas hoje como adulto sei o motivo de não ter apreciado nem um pouco toda essa hipocrisia..quero dizer ..."musica", e se vocês, que cresceram de verdade, prestar bem a tenção Acredito que não terá motivo de acreditar nela também...Mas por favor, não diga que não sou patriota,-apesar de eu não ter nenhum orgulho disso- Mas se for me rotular, que me rotule de realista ou algo que faça sentido com a nossa realidade. Quem tiver cerebro que entenda.)

    ResponderExcluir