sexta-feira, 18 de maio de 2012

Você já foi obrigado a rezar hoje?





 Dando uma conferida no meu perfil de uma rede social (fala logo que foi no face!) hoje, encontrei uma notícia que me chamou a atenção.Tratava-se de um garoto de 17 anos, do ensino médio de Minas, que foi hostilizado na sala de aula, com o aparente consentimento da professora, pelo simples fato de se negar a rezar o "Pai - Nosso" junto com colegas e a professora.
 A professora (que é católica), e também os colegas sabiam da escolha não-religiosa do garoto(ateu), mas nem por isso deixaram de oprimi-lo,quando ele, sem nenhum sinal de desrespeito ou chacota negou-se a fazer a oração. Mais do que isso, deixaram claro o que pensavam a respeito do garoto, quanto no final da oração do Pai-Nosso, substituíram a palavra 'mal' pelo nome do garoto. Ficando assim: "Não deixais cairmos em tentação, mas livrai-mos do 'Ciel' amém."
 Ciel o garoto alvo do desrespeitoso trocadilho, gravou o áudio da oração e postou no youtube, que chegou ao conhecimento do diretor da escola e também de usuários do site, crentes ou não-crentes que deram suas diversas opiniões. O caso foi solucionado com a ajuda e apoio da Atea (Associação Brasileira dos Ateus e Agnósticos), já que a Secretaria de Estado da Educação informou que a professora foi orientada a não praticar suas orações em sala de aula.
 No mesmo site que li essas informações também constava uma reportagem que dizia que o bispo Tarcísio Scaramussa, do setor de universidade e ensino religioso da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) afirma que “a oração é um diálogo livre e amoroso da pessoa ou da comunidade com Deus” e que, por isso, “não faz sentido obrigar uma pessoa a rezar”. 
 Por outro lado, no estado da Bahia na cidade de Ilhéus vigora uma lei, chamada lei do "pai - nosso" , que obriga professores e alunos a orarem todos os dias antes do início das aulas. Aparentemente, segundo consta na reportagem, os pais dos alunos não manifestaram-se contra.
 --Não duvido mais quando vejo uma imagem onde tem um ser humano vendado e amordaçado com um 'antolhos,viseira, ou cabresto' que é aquela peça que coloca-se nos equinos para eles somente olharem pra frente,que seja realmente assim na vida real.Como pode um educador falar de democracia, igualdade de direitos, progresso e blá blá blá... e permitir a ridicularização de um aluno dessa maneira, por causa de sua opção de crença? Sinto que esse país cada vez afunda-se mais e mais nos seus pré-conceitos e que esse caminho já ficou sem volta. Um país em que procurar o autor de postar as fotos nuas de uma atriz na rede vira comoção nacional, que assistir uma dançarina raspar a cabeça é mais pesaroso que o descaso dos hospitais públicos, que se conforma com a greve dos professores da rede pública do estado da Bahia durando mais que 35 dias, que aceita que a lei dos Direitos Humanos assente salário de R$ 800,00 para cada filho de presidiário e R$ 622,00 para cada desafortunado que acorda 5 horas da madrugada para enfrentar uma rotina de trabalho diária de 10 ou 12 horas, é mais importante que cuidar do bem viver dos filhos do Brasil.      
Isso é o que a Constituição faz com cada filho da pátria desse nosso Brasil Brasileiro. Coitados daqueles que sucumbiram a maioria, e deixaram de lutar por seus direitos ou acham que postar essa hostilização por conta da opção de crença de um garoto é 'choramingar' na rede.Temos que fazer aquilo que está e o que não está ao nosso alcance.
Não podemos,é de forma alguma nos conformar com esse rumo abismo abaixo que o Brasil está tomando.
                                                        Cherry Brasileira

Trechos da reportagem de intolerância contra o garoto Ciel tirados do site de reportagem do jornalista Paulo Roberto Lopes.Confiram:

Um comentário:

  1. Não importa muito se você acredita ou não, também não importa de igual proporção se alguma "lei" te obriga a participar de qualquer manifestação sendo ela religiosa ou não, se você não estiver interessado você simplesmente não faz e pronto. Como contra partida existem leis reais que falam sobre direitos, liberdade de expressão, e se eu não estiver enganado existe uma que é pregada no cristianismo que é sobre o "LIVRE ARBÍTRIO" mas algumas pessoas (pra não falar nada sobre determinada professora) só usa o tal do "LIVRE ARBÍTRIO" para sua própria conveniência. È como diz o ditado: "PIMENTA NOS MEUS OLHOS ARDEM MAS NOS DOS OUTROS É REFRESCO". Está dado o recado.È só uma questão de raciocínio.

    ResponderExcluir